Eu quero ser o seu Planejador Financeiro

Confiança é a base de uma longa relação. A cada ano comemoro atender os mesmos clientes por ainda mais tempo. E novos chegam a cada ano. Essa construção de longa data com os meus clientes se dá com base em confiança para atingir os melhores resultados.
Acredito em um atendimento sóbrio, sem promessas mirabolantes ou resultados extraordinários. Tudo é construído à medida de cada cliente, cada um com seu ritmo. Veja um pouco como construí a minha história.

Breve Biografia

Administrador de Empresas (UFPB, 2006) por formação e MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria (FGV, 2012). Professor em programas de Pós-Graduação em Finanças.

Experiência de 12 anos em bancos públicos e privados, mesclados com 9 anos de consultorias em empresas.

Planejador Financeiro por profissão desde 2009. Sempre com participações frequentes em diversas mídias (veja abaixo). Criei programas em empresas e para elas atuei com palestras, atendimentos coletivos e individuais.

 

Assuntos de interesse: Autismo, montanhismo, movimento escoteiro, neurociências, Bíblia e evangelho, programação, churrasco e (um pouco de vergonha) tentei ser goleiro algumas vezes.

recorte-guilherme-baia

Histórico e Participações

Bom dia PB – colunista entre mar/12 a jun/20

Colunista de Finanças Pessoais, com cerca de 380 participações.

Veja no GloboPlay: LINK 1 | LINK 2 | LINK 3 | LINK 4 | LINK 5 | LINK 6 | LINK 7 | demais

CNN Economia:

Quanto custa criar um filho ao longo da vida? LINK

Portal Investnews:

Como e quando começar a preparar as finanças para a aposentadoria? LINK

Fim do saque aniversário do FGTS LINK

O que sai mais barato? Ser solteiro ou namorar? LINK

Como investir em dividendos para ter R$ 1 mil de renda mensal? LINK

Cartão de crédito com cashback: Quando vale a pena ter? LINK

Portal Seu Dinheiro:

Larissa Manoela perdeu tudo? Confira… LINK

CBN João Pessoa – colunista entre os anos 2013 e 2020

Devido a atualizações no portal, registros foram perdidos

TV Correio – colunista de finanças pessoais e economia entre os anos 2020 e 2023

LINK 1 | LINK 2 | LINK 3 | LINK 4 | LINK 5 | LINK 6 | LINK 7

Estreia na TV - 22/03/2012

Minha história com Planejamento Financeiro

O ano é 2003 e eu trabalhava no ABN AMRO Real. Vi um cliente receber uma recomendação da gerente que eu considerei absurda e tentei imaginar se seria possível trabalhar para O cliente e ser remunerado por ele.

Em 2003 conheci a Cássia D’Aquino por entrevistas e descobri que havia a possibilidade de atender famílias sobre Finanças Pessoais. Desenvolvi um protótipo de atendimento a famílias endividadas, mas sem empresa formada ainda e sem a ideia de como cobrar (haja vista estarem endividadas). Planos congelados até 2006.

Em 2004 já estudava sobre investimentos e para muitos amigos já acompanhava resultados de fundos e tecia recomendações de investimentos, já entendendo os fundos como veículos mais eficientes. Não sabia que a recomendação era proibida, até então.

Em 2004/5 trabalhei numa empresa de consultoria e aprendi a fazer esse tipo de atendimento para empresas. Meu chefe dava cursos sobre como investir em Bolsa e comecei a ter contato mais direto com a área. Comecei dando apoio às colunas que ele escrevia num jornal impresso, depois comecei a produzir pequenas notas, estruturar ideias e pesquisar para a coluna até ter feito uma completa (mas não a assinava).

Em 2006, ajudei os pais de uma namorada a saírem de um sufoco de dívidas e gostei da ideia de retomar o produto de uns anos atrás. Comecei a trabalhar no BNB e logo mudei para a Caixa Econômica. Atendia algumas pessoas, mas sem muita estrutura e processos definidos.

Em 2009 tive um primeiro contato com Family Office e Planejamento Financeiro, já pensando em perspectivas de carreira. Em 2010 comecei meu MBA e recebi um serviço de orientação de carreira que me sugeriu investir em atividades paralelas de consultoria.

Em 2010, já trabalhando na Superintendência regional da CEF, conheci o IBCPF (atual Planejar) e tive meus primeiros contatos com Planejadores importantes: Angela Nunes e Fernanda Lattari que me incentivaram a fazer o Programa Avançado de Planejamento Financeiro.

Por 2 anos fiz o Programa e tive acesso a todos os trabalhos. Um grande ponto de virada: fiz engenharia reversa em todos os trabalhos (durou uns 2 anos, quase). Fui investigar: Quais perguntas eu deveria fazer para os clientes e o quê eu deveria estudar para que, com as respostas dos clientes, as recomendações fossem aquelas ou melhores?

Foi quando comecei a desenvolver meus questionários, formulários, estudos, ferramentas, planilhas e acabei desenvolvendo um sistema próprio para gerar os meus relatórios para meus clientes.

Em 03/09/2011 comecei a publicar semanalmente como colunista no extinto impresso do Jornal da Paraíba. Foram mais de 250 textos/semanas.

Em 22/03/2012 comecei a participar semanalmente do Bom Dia Paraíba, da afiliada Globo local, quadro Bolso Tranquilo. Foram mais de 400 participações até meados de 2020.

Ainda em 2012 fiz diversos textos gravados para a Cabo Branco FM e, em seguida fui colunista da CBN João Pessoa, também com cerca de  400 participações.

Ainda em 2020 comecei a participar semanalmente da TV Correio, no quadro Na Ponta do Lápis.

WhatsApp chat